Textos de Educação e Tecnologias

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX.

Sintese do texto de Maria Helena Silveira Bonilla
A transformação que a sociedade vem passando muda os valores culturais e conceituais que constitui o conhecimento científico e tecnológico que esta relacionados com a organização social e educacional da escola.
A autora Bonilla trata no texto a mudança da sociedade na qual a escola esta inserida. Esta não acompanha o desenvolvimento social, cultura e tecnológico, sendo que o mundo e o pensamento do aluno mudaram, assim é necessário fazer um currículo escolar que valorize a subjetividade da criança. A tecnologia é uma ferramenta fundamental para interagir os acontecimentos na rede social (internet) e entre outros meios de comunicação a qual o jovem esta participando, esse conteúdo pode ser assimilado em sala de aula.

Sueco Veste Computador

O filme Substitutos , trata um pouco sobre o texto do Sueco veste computador, o filme fala da sociedade transferir todas suas atividades para os robôres que são bonitos, fortes,elegantes, rápidos e inteligentes, assim os homens se escondem dentro de um quarto interligado ao computador no qual controla seu android.
Desta forma trago para refletirmos, como será o futuro com as novas tecnologias? Será que os seres humanos viverão apenas em função da tecnologia?

Cibercultura

Surgiu de movimentos sociais , que queriam garantir para todos a interconexão, criação de comunidades virtuais e uma inteligência coletiva.
A cibercultura possibilitou notícia em tempo real e a interação de pessoas através das redes sociais, compartilhando livros e filmes. Mas isso só aconteceu por causa das lan houses que garantem acesso de 1 hora na internet por apenas R$ 1,00 e computadores  custando R$789,00. 
O Filme Piratas do Vale do Silicio 

  

O filme foi assistido pela turma de Pedagogia na disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas, conta a história da difusão do computador doméstico de 1970 a 1985, idealizado por dois jovens Steve Jobs e Bill Gates e seus amigos.

Steve com a empresa Apple, explorando a mão-de-obra e raqueando as idéias de outras empresas para aperfeiçoar seus computadores. Bill Gates também fazia raqueamento de invenções e a principal delas é a que criou o Windows.


Vejam o filme e tirem suas conclusões se o raqueamento de programas que são feito hoje, é a mesma que deu origem ao computador doméstico.